sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sementes da Sabedoria


Tenho uma caixinha com uma série de mensagens, sendo que se pode tirar uma delas aleatóriamente 1 vez por dia. A caixinha para funcionar tem que estar limpa e bem energizada e já há uns tempos que não me lembrava dela. Ontem alguns colegas perguntaram quando é que voltava a levar a caixinha para o trabalho e por isso vou limpar e energizar a caixinha durante as minhas folgas para que todos possam usufruir dela. Curiosamente hoje de manhã, fui tirar uma semente da sabedoria e percebi que afinal a caixinha ainda está com um bom astral. A minha semente para hoje diz assim - Na amizade como no amor, o conflito nasce muitas vezes da excessiva dependência e incapacidade de reconhecer a liberdade de escolha de cada um.
Espero que percebam a minha, porque durante muitos anos acreditei que era eu quem dava demais ás relações. Errado. São os outros que dão de menos e isso é problema deles, tem que ver com as suas próprias escolhas e capacidade de dar ou não. Durante muitos anos voltei atrás vezes e vezes consecutivas e dei a mão, dei 10 e 20 oportunidades a pessoas que tinham errado, pensando que estava a fazer o melhor para elas. Se calhar não foi o melhor que fiz. Liberdade, amor e amizade são palavras que vivem ligadas a uma só - respeito. É falta de respeito desprezar um amigo ou um amor, em vez de lhe dizer simplesmente a verdade ou dizer que não, por muito que nos custe. É falta de respeito fingir que não nos fizeram uma pergunta á qual esperamos resposta, mesmo que não seja aquela que queiramos ouvir. É falta de consideração não dar resposta em tempo útil ás solicitações de um amigo, ou de um amor. Se isso é falta de amor ou falta de amizade? Talvez seja... mas já não é problema meu, é simplesmente de quem não soube dar. E este vai ser o ano em que eu vou deixar de me preocupar com quem não sabe dar, porque é só olhar em volta e vêr que há tanta gente que dá e precisa de amor e amizade. Chega de relações tóxicas. Isto sou eu a respeitar a liberdade de escolha que algumas pessoas tiveram quando não me responderam ou não deram. Agora respeitem a minha liberdade em vos dizer que não vos quero mais na minha vida.

Sem comentários: