sábado, 31 de março de 2012

Coisas que me deixam chegadinha aos nervos

Esta politica da igreja católica no que diz respeito aos casamentos e baptismos! Vivo num antagonismo muito estranho porque sou a favor de baptizar as crianças, mas no meu caso nunca quis um casamento na igreja. Não fui daquelas meninas que sonhavam com o vestido de noiva e com o dia do casamento. Detesto aqueles copos de água tipicamente portugueses com o bailarico aquela cena horrorosa do leilão da liga da noiva mais o partir o bolo dos noivos com fogo de artificio. Depois levam imenso tempo, todos ficam esgotados desde noivos a convidados entre a cerimonia religiosa, a pausa para as fotos, o começar a almoçar ás 15h, as palermices que se fazem durante a tarde e á meia noite todos estão de rastos mas há sempre meia dúzia de bebados que não querem abandonar o local, mais meia duzia de tias e primas que levam caixas para arrecadar aquilo que sobra do buffet. Acho tudo isto MEDONHO!!!
Para mim um casamento pelo registo numa quinta recatada com o máximo de 50 convidados é o ideal. Um casamento durante a tarde, sem vestido de noiva (o que é que eu lhe faço dps de o vestir uma vez? e o dinheiro parvo que se gasta num trapo?), apenas um vestido claro que possa depois usar em outras ocasiões. Um jantar volante com umas coisinhas leves mais a puxar para o lanche ajantarado e ás 22h estão todos a ir embora. Os noivos para a sua noite de núpcias e os convidados para as suas respectivas casas que é o que se quer. Pois isto é o meu ideal. O ideal do sr fofinho é casamento tradicional na igreja e festa grande com todos os familiares e amigos. O pior de tudo é que o argumento dele acabou de ganhar pontos (pelo menos no que diz respeito a casar pela igreja) depois de eu ter lido as condições para se baptizar uma criança. Vou ser madrinha de baptismo da minha pimpolha durante o mês de Maio e fui dar uma vista de olhos ás condições da minha paróquia para realizar as cerimonias e fiquei a saber que padrinhos e pais que não são casados na igreja não podem baptizar as crianças. Ora para ser madrinha da Cláudia não há problema porque sou solteira, e os pais dela são casados pela igreja, mas se fosse um filho meu não o poderia baptizar!
Nesta guerra estamos assim - Sr Fofinho 1 - Susana 0.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Cartório Paroquial
Atendimento Paroquial para Casamentos e Baptismos
4ª-feira 21h00 – 22h30
5ª-feira 17h00 – 19h45

Observações Importantes:
1. Os Casamentos devem ser pedidos com 6 Meses de antecedência.
2. Os Baptismos devem ser pedidos com 3 Meses de antecedência.
3. Os Pais e Padrinhos de Baptismo devem preencher as condições exigidas pela Igreja. Nunca se aceitam para Padrinhos, casados só civilmente.
4. Os Noivos farão um Curso de Noivos – C.P.M , que consta de 4 Encontros: 2ª-feiras – 21h – Salão da Igreja Nª. Senhora de Fátima.
5. Os Pais e Padrinhos do Baptismo deverão participar em 2 Encontros : 10º e 2º Sábado do Mês anterior ao da Celebração do Baptismo - 17h - Salão da Igreja N.ª Senhora de Fátima.
6. Os Baptismos celebram-se no 1º Domingo - Igreja Matriz (11h) e no 3º Domingo - Igreja de Nª. Senhora de Fátima (12h30); mas há excepções.
7. Os Casamentos não se celebram nos Domingos dos Meses de Maio e Junho na Igreja de N.ª Senhora de Fátima.

Sem comentários: