segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mosteiro de São Vicente de Fora

Tal como prometido no mês de julho aqui fica o post relativo á minha visita ao Mosteiro de São Vicente de Fora, que foi sem duvida o monumento em Lisboa que mais gostei de visistar até hoje. Deixo ficar uma breve descrição do monumento para que o possam situar, deixo ficar também duas sugestões: vão até lá no electrico 28 tal como eu fiz e aproveitem para ir numa manhã com pouco movimento em Lisboa e em que possam evitar os turistas. Fazer a visista cedo e sem mais ninguém com quem dividir aquele espaço fabuloso é sem duvida um verdadeiro luxo.

Eu optei por ir primeiro ao Panteão Nacional, que era outra das lacunas que queria eliminar nas minhas visitas a Lisboa, mas vocês podem não fazê-lo, afinal os bilhetes não são assim tão baratos...
O Mosteiro!
O Mosteiro de S. Vicente de Fora foi fundado em 1147 por D. Afonso Henriques (c.1110-1185), primeiro Rei de Portugal, em cumprimento de um voto dirigido ao Mártir São Vicente pelo sucesso da conquista de Lisboa aos mouros.
Hoje o Mosteiro São Vicente de Fora é, sem dúvida, um dos monumentos mais impressionantes e marcantes da urbe Lisboeta, não só pelo seu significado artístico mas sobretudo pela forma como se impõe com as suas proporções grandiosas, dominando a cidade e o Tejo. Desde Novembro de 1998 estão instalados aí os Serviços do Patriarcado de Lisboa Do amplo terraço da cobertura disfruta-se um dos mais belos e vastos panoramas sobre Lisboa.
Horário de visitas:
- Terça-feira a Domingo: das 10:00 às 18:00


Sem comentários: