segunda-feira, 2 de junho de 2014

São Miguel - dia 1

Primeiro impacto - Tudo é verde para onde quer que se olhe!


Furnas - Mapa para orientar o percurso entre caldeiras lagoas e poças da água quente.


Largo das Caldeiras é uma paragem obrigatória para tomar um primeiro contacto com o fenómeno das fumarolas.


O melhor é ler sobre o assunto antes de lá chegar, se não correm o risco de terem que explicar todo o processo desde a pressão do núcleo interno da terra até á saída dos vapores e os gases que libertam. E daí talvez não... talvez seja só comigo que acontece a famosa frase - pergunta á Susana que ela sabe tudo. A Susana não sabe tudo e também usa o google.... mas não nesta viagem.


Existe um pequeno centro de microbiologia no local onde se podem informar sobre estes fenómenos e perceber os principios termais das águas com enxofre na composição.


E depois podem visitar a Lagoa das Furnas, que é de todas a que menos impacto causa e talvez por isso seja a primeira a visitar. É de fácil acesso e se forem por volta do 12h ainda conseguem assistir á retirada do cozido das furnas.




Quando começarem a pensar que o território a explorar é todo muito semelhante, preparem-se para uma surpresa magnifica - A Lagoa do Congro, a minha favorita.


Como não sabia ao que ia comecei a descer o trilho tal como o encontrei - de sabrinas e casaquinho de malha e só por sorte deixei a mala no carro.


Este trilho é bastante dificil - tem quedas de água, piso molhado, árvores de grandes dimensões caidas no meio do trilho. É preciso ir com muita atenção onde se coloca os pés e não se deve ir sozinho neste percurso... é que não há rede de tlmvl caso vos aconteça algo.


Claro que depois de 30 a 40 minutos a descer a recompensa é esta! Uma lagoa do mais verde que há numa paz que é impossivel perturbar.

Sem comentários: