quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comparando as exposições

Sempre me agradou ver uma exposição num monumento em vez de ser numa galeria. Gostei de ver a exposição da Joana Vasconcelos, no Palácio da Ajuda, acho que foi um "casamento" feliz. Deixei para este post uma das peças mais polémicas da Joana, este lustre feito com tampões.

 
Comentaram comigo que esta peça não foi aceite na exposição da Joana Vasconcelos em Versailles, porque feria a sensibilidade do publico francês. Não sei se assim foi, mas parece-me estranho porque em 2010 estive em Versailles para conhecer a exposição do Jeff Koons e várias peças me pareceram bem mais polémicas que esta. Deve ter mesmo que ver com a sensibilidade dos franceses, os mesmos que fazem manifestações contra o casamento homossexual, os mesmos que não permitem que quem professa outras religiões se vista de acordo com elas e vá de veu para a escola ou trabalhar, os mesmos que espezinham e fazem piadas xenofobas sobre os cidadãos que vieram de colónias francesas como a Argélia e são vitimas de descriminação. Se nós aqui tratassemos da mesma forma quem veio dos Palops havia de ser bonito! É mesmo uma questão de sensibilidade, ou falta dela.
 
 

 

2 comentários:

Maria disse...

gostava de ter ido ver *

aovirardaesquina disse...

Ainda vais a tempo de ver a exposição da Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda. Só termina no final de Agosto. Que tal dar um pulinho a Lisboa nas férias?