terça-feira, 3 de novembro de 2015

La Boqueria

Começo a série de posts sobre Barcelona, pelo mercado da Boqueria, para deixar cair o mito de que é muito caro comer por lá.


Temos tendência a comparar o boom recente dos transformados mercados tradicionais em espaços gourmet, como é o caso do Mercado da Ribeira e do Mercado de Campo de Ourique, com os mercados de Barcelona ou Madrid.


Para começar estes espaços espanhóis são do mais tradicional e autêntico possível. Lá não encontramos mesas e cadeiras confortáveis, nem empregados que nos servem gin.


A Boqueria é um mercado semelhante aos nossos, onde de manhã vamos buscar o pão os legumes, o peixe fresco ou a carne. Mas também não é só isso...


É um mercado que soube criar oferta aos turistas que o visitam aos magotes, e que não estando alojados num sitio onde possam levar comida fresca para cozinhar, podem consumir os produtos logo ali, enquanto visitam as bancas ou comprar caixinhas de comida que guardam nas mochilas para matar a fome mais tarde.


E podemos encontrar bancas especializadas em sumos e batidos, caixas de salada de fruta, mas também cartuchos com tiras de queijo manchego, presunto serrano ou até mesmo salgados, empanadas  e cartuchos de fritos.


Ah sim, sai barato almoçar por lá. Por 5 euros comi, um sumo, uma caixa gigante de fruta com morangos, abacaxi, kiwi e figos e ainda uma empanada de carne.


Claro que o inconveniente é que muitas vezes temos que comer de pé, embora nas traseiras do mercado exista um espaço com bancos, onde desde que não chova, se pode almoçar tranquilamente.


Com tanta diversidade, acabei por escolher uma combinação de sumo que nunca tinha experimentado - pitaya com coco.


MARAVILHOSO!


Sem comentários: