quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Daquilo que não faz sentido

Ir à missa sem vontade. Confesso que já me aconteceu muitas vezes ir à missa apenas para agradar quem a mandou rezar. Nós temos aquele hábito de mandar rezar uma missa por alma dos familiares que partiram e deixar de estar presente nessas alturas, é claramente desvalorizar os sentimentos da pessoa que nos comunicou a marcação. Por essas e por outras já me aconteceu muitas vezes pensar isto, enquanto bocejo e esfrego os olhos a tentar afastar o sono, no decorrer da missa das 9h da manhã...


Hoje é o dia do aniversário do meu pai, que faleceu este ano. Decidi marcar uma missa para ele e para a minha mãe e não disse nada a ninguém. Fui sozinha por vários motivos - porque não há relação espiritual mais intima que aquela que tivemos/temos com os nossos progenitores, por isso estes momentos só nos dizem respeito a nós. Depois quando estamos a sós com Deus, podemos ser nós próprios, porque ele sabe exactamente quem nós somos. Se nos emocionarmos durante a missa podemos chorar, rir ou desconectar que ninguém nos vai dizer nada. Não temos que parecer fortes, frágeis ou indiferentes. Não temos que parecer nada daquilo que não somos, nem fazer nada daquilo que não sentimos. Hoje foi a melhor missa de sempre.

Sem comentários: