terça-feira, 8 de junho de 2010

Porto Sentido (por mim)



Desta vez gostei e senti o Porto. Gostei tanto que é provavel que me torne uma habitue da cidade. Embora não me imagine a viver num local sem sol e não troque Lisboa por mais nenhuma cidade do mundo, entre as muitas de que sou fã (Barcelona, Veneza e agora Porto). Gosto de cidades monumentais e de edificios cinzentos. Gosto do contraste de cor entre os edificios e as pessoas que passeiam pelas ruas. No Porto foi bom acordar todas as manhãs com o som das gaivotas inquietas, o ceu nublado e aquele tempo fresco, o café da manhã sabe-me sempre melhor nesses dias. Verdade seja dita, os cafés emblematicos da cidade estão muito melhor conservados que os de Lisboa e os empregados são de uma atenção e gentileza que já não se usa aqui... Sabado fui tomar o pequeno almoço ao café Guarani e além da simpatia e do bem estar, conseguimos realmente ficar envoltos naquele ambiente e com alguma imaginação sentirmo-nos transportados para outra época. O fim da tarde seja na ribeira ou no centro da cidade dá aquele tom dourado á pedra cinzenta dos edificios, faz-me lembrar versos da Florbela Espanca quando se refere á hora dos mágicos cansaços... O Porto deu-me imagens sons aromas e sensações magnificas, que hoje povoam o meu cerebro e quem sabe um dia não possam fazer parte de um primeiro romance escrito por mim?



Sem comentários: