terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

A pressão de alimentar bem a criança

Faço sopa de 2 em dois dias. E fruta cozida, assada e crua aos pedaços, E primeiro prato. Peixe com legumes, carne com arroz e massa. Claro que às vezes também come da nossa comida, quando há caril (o meu é sem picante) moqueca de peixe, esparguete à bolonhesa, carne ou peixe assados no forno, ou arroz de pato ou de frango. O problema é que só faço esse tipo de pratos no fds, porque à noite, o pai da criança não come hidratos de carbono e eu como aquilo que calhar. Enfim... podia ser pior. Há mães que cozinham todos os dias para os filhos levarem a lancheira para a escola. Não sei bem como é que conseguiria fazer todas as noites 2 jantares diferentes e um almoço para o dia seguinte. Gosto sempre de pensar que essas pessoas têm ajuda de alguém para cozinhar e tratar da casa e dos filhos. Isso, ou eu faço muito mal a gestão do meu tempo. Também ajuda ler nos blogs de outras mães que é essencial na sua vida ajuda para fazer sopa. Ou que preferem pagar a alguém que lhes limpe a casa do que terem dinheiro para grandes viagens. E que recorrem várias vezes a take away dos hipermercados para conseguirem jantar durante a semana.


Aqui em casa sou eu que cozinho tudo (excepção para o frango de churrasco que a criança come) ou as pizzas que de vez em quando compro para o meu almoço. Sou eu que limpo tudo e não há ajudas de avós tios ou primos com regularidade. Por isso... até me safo muito bem!

1 comentário:

Cynthia disse...

Eu adoptei um sistema para as sopas. No dia em que tenho mais tempo livre (por ex. ao domingo), faço o preparado de várias sopas e congelo em sacos selados com etiquetas a dizer que sopa é. Quando quero fazer, é só despejar e, no fim, juntar o agrião, o feijão verde, a couve... seja o que for que queira colocar no final, no caso de não ser puré e passar tudo. Perco muito menos tempo agora e consigo ter sempre sopa feita.

Agora tenho a pequena, o mais velho e ainda outro menino, de 3 anos, q está comigo de 2ª a sábado o dia todo. Geralmente, enquanto faço o jantar, adianto o almoço do dia seguinte e, quando consigo (ou seja, quando a bebé está bem disposta e colabora, ficando na espreguiçadeira), faço logo dois ou três pratos.

Quando compro a carne no talho, também tento arranjá-la logo antes de congelar, de forma a que seja só temperar e cozinhar quando se descongela, sem depois ter que perder tempo a cortar e tirar ossos, miudezas e gorduras.