quarta-feira, 4 de julho de 2018

Testemunhas de Jeová

A minha mãe sempre alugou casas e eu sempre convivi com isso e com os inquilinos. Depois de ela falecer continuei eu esse trabalho. Já são muitos anos de experiência e muitos inquilinos. Aqui já tivemos inquilinos de quase todos os palop, brasileiros e até de leste. Mas de todos os que me têm calhado, os piores são os das testemunhas de jeová. São maus vizinhos, intriguistas, desequilibrados, querem sempre ter razão e encontram sempre alguma coisa para embirrar. Ora como isto não é o parlamento e não precisamos propriamente de andar a fazer oposição, porque somos oposição ou a chatear os outros não lhes vejo qualquer utilidade. Não se consegue ter uma conversa normal com nenhum deles e não devem nada à inteligência (se calhar por isso é que são testemunhas de jeová). Isto é um post muito aberto e pode ferir suscetibilidades. Mas acho que só podemos ter esta posição quando passamos pelas coisas, tudo o resto são preconceitos. Alugo casas a famílias de cabo verdianos que são barulhentos e têm montes de crianças, mas são humildes e sabem tratar com respeito o senhorio e os outros inquilinos (da minha experiência). De brasileiros que adoram fazer festa e churrasco, mas que pedem sempre autorização e deixam tudo limpo e imaculado depois da festa. Também te convidam e se não fores trazem sempre um prato com qualquer iguaria da festa. São os primeiros a ajudar os outros vizinhos em qualquer aflição, mudar uma lâmpada porque a velhinha não sobe ao escadote, carregar um móvel numa mudança da casa do lado ou caçar uma osga que entrou para a casa daquela mãe solteira que entrou em pânico (isto pela minha experiência). Os de leste são mais reservados mas muito protectores. Lembro-me que no tempo da minha mãe tivemos um inquilino da Ucrânia que face a uma ocupação indevida de outro inquilino e de ver a minha mãe numa posição de mais fragilidade, jogou uma porta ao chão ao pontapé e obrigou o outro sujeito a tirar de lá as tralhas que colocou sem autorização e a não levantar a voz à senhora que tinha idade para ser sua avô. Tinha uma atitude super protectora sem andar à procura de conflitos. E passados estes anos todos tenho uma testemunha de jeová que embirrou que não quer que a porta da rua esteja aberta 10 minutos depois das 23h para o meu cão ir à rua. O cão já tem 17 anos e não aguenta estar até às 7h da manhã sem fazer xixi. A bexiga já não dá... E isto e´algo tão simples que não se consegue fazer explicar àquela pessoa. Isso e o facto de que alugou uma casa e não o prédio... quando queremos dispor de todo o espaço ou pagamos por ele ou somos a madona!




Este até nem é daqueles que me dá vontade de lhe dar uns apertões. Mas pensei cá para mim - é tão burro e tão chato que o vou pôr a andar daqui com uma pinta daquelas. E ainda vou ficar a ganhar com isso. Só são precisos mais uns meses de paciência...

Sem comentários: