quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Coeficiente de vetustez

Passo a explicar - O coeficiente de vetustez (Cv) é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação.

Então Susana que fizeste tu de útil e interessante na única folga desta semana?

4 emails para as finanças a solicitar a rectificação do valor patrimonial atribuido a algumas das minhas casas tendo em conta a equação elaborada pelas finanças nas quais refuto o coeficiente de vetustez e o coeficiente de conforto. Parece bizarro? Efectivamente é. Não teria por mero acaso melhores coisas que fazer? Sim, um sem número delas.

E há bem poucos dias nem sabia o que isto era nem como o fazer. Parece que por algum estranho motivo consigo atrair para a minha vida uma série de senhores que podendo ser "catalogados em géneros" iriam pertencer ao de director geral. E uma vez director geral, para sempre director geral. Por norma, mesmo que já não estejam no exercicio dessa função, o seu porte, a sua linguagem e a sua forma de estar mantém-se sempre a mesma. Ah, bem como o particular interesse (que admito que não tem que ser fisico) por esta bela criatura que sou eu.

Assim no inicio do mês e logo no dia em que os meus sogros foram almoçar lá a casa, bate à porta um antigo director (para não nomear nomes) de uma das grandes empresas de transportes públicos e parceria com rede energética do nosso país.
Não vem ao caso a forma como nos conhecemos, mas posso dizer que o meu pai o foi buscar á porta das escadas e o encaminhou para nossa casa.
Depois das habituais frases de cortesia de quem recebe e de quem é recebido a primeira coisa que me diz é o seguinte: Fico grato por constatar que a Susana também não tem predilecção por ambientes de café e que torna qualquer conversa mais agradavel ao decidir receber em casa, como qualquer senhora de bom senso o faria. Há muitos anos que cá não entrava, vejo que a decoração esta diferente, talvez um pouco mais a seu gosto não? Devo dizer que a casa esta soberba.

E esta é a parte em que eu estou a rejubilar porque me encanta gente que fala assim, cheia de tiques e toques, quando bem lá por dentro está outra coisa bem diferente.

Já deliciada com esta introdução ( e enquanto ouvia os passos da minha sogra e da minha madrinha pelo corredor, tentando perceber quem estava na sala de visitas e sobre o que era a conversa), não tive outra alternativa se não dizer. Apraz-me saber que gosta do ambiente, contudo penso que não foi para falar sobre decoração que cá veio.... com um pequeno sorriso. Aceita um café?

E assim fomos directos ao assunto, porque ter uns lindos olhos verdes ajuda em qualquer circunstância, mas só por si não resolvem negócios.

Veio então a pergunta: o que é que a Susana sabe sobre as novas leis de arrendamento? É que prometi a sua falecida mãe que a iria ajudar nesta fase. Devo confessar que sou um homem de hábitos e de estranhos prazeres. Além da leitura diária dos jornais de economia enquanto tomo o pequeno almoço, logo de seguida dedico 1h do meu dia a pesquisar sobre as novas leis que são publicadas em diário da república. Ajuda ao meu trabalho...

E foi assim que passamos 3h entre o escritorio e a sala de visitas com este senhor e explicar-me como deveria preceder face ás novas alterações de renda e de impostos. Aquilo que deveria consultar e a melhor forma de abordar os assuntos. Os sites na internet onde poderia ir buscar informação e como deveria fazer para evitar que o estado me roubasse descaradamente. Fui uma boa pupila, tal como este género de criatura aprecia e ele também foi atento ao enviar uma comunicação por carta atravês da irmã (podia fazer o mesmo por email, mas depois lá se ia a patine de que tanto gosta) a questionar se já tinha feito a minha refutação ao chefe das finanças em questão e a relembrar que dispunha de 30 dias para o fazer.

Depois de tudo isto só me resta dizer... Ele há com cada um na minha vida! O mãezinha... este que me enviaste é a cereja em cima do bolo, nunca perdeste o teu sentido de humor, mesmo já não estando neste espaço físico.



Sem comentários: