sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Contas à vida


Quando estava grávida, aquilo que mais procurava na Internet era informação sobre gastos com o bebé e planeamentos das famílias. Queria muito ter uma base para conseguir organizar as minhas finanças. 1 ano depois de ter o João percebo que é muito difícil fazer essa previsão, porque cada bebé tem as suas necessidades individuais e cada família faz escolhas diferentes. Ainda assim, aqui vai um resumo daquilo que têm sido estes 12 meses e da fase em que estamos. 

Leite - faz toda a diferença se a mãe amamenta o bebé ou se dá suplemento. O João já está numa idade em que poderia beber leite de vaca. Ainda assim, o pediatra recomendou essa introdução só a partir dos 18 meses pelo que continuamos com o nutriben, que por sinal é o leite de 3 etapa mais caro do mercado, mas foi a marca que sempre bebeu e vamos manter.

Papas - qualquer marca que esteja em promoção. Entre nutriben, cerelac bebé ou bledina. Come tudo. Não compro de marca branca aqui para casa, porque o João aqui só come papa 1 vez por semana. Como já vi que na creche dão papa da marca pingo doce, em casa prefiro variar para outros sabores.

Iogurtes - aqueles que estiverem em promoção. Quando não encontro em promoção a melhor relação qualidade preço são os da marca auchan no jumbo.

Snacks - os de eleição são os nutripufs da cerelac. 1 embalagem por mês também comprada quando há promoção.

Fruta - leva fruta em pacote e iogurtes como suplemento ou 2º lanche na creche se o vou buscar mais tarde. Em casa faço puré de fruta com a fruta da época. Para a creche leva pacotinhos, seguindo o mesmo raciocínio da restante comida - é a marca que estiver em promoção.

Fraldas - já experimentou dodot, libero, continente, pingo doce e auchan. Como não faz alergia a nenhuma delas e todas as marcas são de qualidade muito semelhante (a que menos gostei foi libero) trago as fraldas do supermercado onde estiver a fazer compras naquela semana.

Toalhitas - 90% das vezes são dodot. Já experimentei outras marcas, mas a melhor relação qualidade preço é dodot. Claro que gosto muito das toalhitas da mustela e da aveno, mas as dodot pesam menos no orçamento familiar.

Pomada do rabinho - em casa já usou mustela, mitosil e agora tem uriage. Para o colégio passou a levar halibut, depois de eu perceber que a cada 2 meses tenho que levar uma embalagem grande de pomada. Nada contra, antes a mais que a menos. O João nunca teve o rabinho assado.

Bebegel - 1 embalagem para usar cá em casa dá para 2 a 3 meses.

Alimentação - bebe o leite de manhã antes de o deixar no colégio. Almoça e lancha lá. Em casa sou sempre eu que faço a sopa, o prato e a fruta. Não tenho nenhum fundamentalismo. Quando começou a introdução alimentar comprava tudo biológico - até que alguém me disse e bem - e no colégio eles dão comida biológica? a ideia da introdução alimentar é introduzir os alimentos que a família come. Fazes a sopa lá de casa com legumes biológicos? Ou são comprados no mercado normal? Então a alimentação do João é igual à nossa. Legumes e fruta comprados na frutaria da nossa rua. Massa integral, arroz basmati, peixe pode ser fresco ou congelado, mas nunca de viveiro. Carne do nosso talho habitual. A única excepção são os ovos, que para nós são normais e para o João caseiros ou se comprados em supermercado são de galinhas criadas ao ar livre.

Roupa e calçado - 70% da roupa e calçado que o João tem veio dos filhos dos nossos amigos. 20% nós compramos, porque são necessidades especificas. Roupa interior, camisola de Natal, roupa para uma festa, ou ténis tamanho 19 ou 20, porque os outros meninos devem ter começado a andar um pouco mais tarde e o João só herdou sapatos a partir do 21. 10% da roupa são prendas de amigos ou familiares e eu sou especifica quando me perguntam. O João precisa de calças ou um fato de treino. Marcas normais. C&A H&M Zara Zippy. Não gastem mundos e fundos para 3 meses de utilização.

Penso que o resumo está feito. Sei que dou ao João o melhor independentemente das nossas possibilidades. Dou aquilo que acredito ser razoável e necessário. Acredito muito na melhor formação desde cedo e ele frequenta um colégio muito, muito bom. A maior despesa é para o colégio. Pedem muito material? Sim, mas usam tudo desde cedo. Não existem meninos sentados a ver tv. Existem meninos na biblioteca a mexerem nos bonecos e texturas dos livros. A pintar usando vários materiais. Têm regras, como por exemplo sapatos só para usar nas instalações. Saldos da sphera. As meias andam todas desencontradas e os pijamas todos manchados. Primark. Não vejo qualquer necessidade em se exibir aquilo que se tem. Acho fundamental é investir em quem se é e pode vir a ser.

1 comentário:

A TItica disse...

Vejo algumas semelhanças com a nossa casa, a ex creche do filhote também tinha essa regra do calçado que eu achava muito bem.