sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Os macacos do Rochedo

Quando se fala de Gibraltar a maioria pensa no rochedo e nos macacos que lá habitam. Então vamos começar o tour?

 
Primeira paragem nos pilares de Hércules o sítio onde os antigos pensavam que acabava o mundo.




Depois as grutas de São Miguel . São lindas, têm uma acústica maravilhosa e são muitas vezes utilizadas para concertos e festas.




E não podiam faltar os nossos amigos macacos. Estão espalhados por vários pontos do rochedo e são muito afáveis e brincalhões .





Estão muito habituados às visitas dos humanos e é habitual roubarem sacos de batatas fritas, rebuçados ,  fruta, bolachas e acessórios que brilhem incluindo óculos de sol.

 




 
Ainda assim não se esqueçam que continuam a ser animais selvagens e que devemos evitar tocar neles porque as suas reacções são imprevisíveis , principalmente se estiverem com as crias.


Do tour também faz parte a vista para o aeroporto onde pela sua dimensão é preciso muitas vezes fechar os semáforos e cortar a estrada aos carros para que os aviões possam levantar ou fazer aterragens.

 


Também é interessante uma visita a um dos muitos túneis militares do rochedo. Apenas 2 estão abertos ao público , mas a verdade é que todo o rochedo está oco pela quantidades de túneis e escavações que o atravessam.


E para terminar vamos às dicas práticas .  Antigamente todos podiam subir ao rochedo a pé ou no seu carro. Hoje em dia só se sobe ao rochedo em tour de empresas turísticas ou de teleférico .  Os bilhetes de teleférico custam 31 euros, sobem durante 3 minutos e depois podemos contar com uns bons km para percorrer todo o rochedo. Além disso ainda temos que pagar as entradas na gruta de São Miguel e nos túneis .  Nós optamos por ir num tour organizado com guia e que custou 30 euros por pessoa já com os ingressos todos incluídos .  Além disso os guias conhecem os melhores sítios para parar e encontrar os macacos. Nós achamos esta opção muito mais vantajosa. podem comprar o tour na mesma entrada para a bilheteira do teleférico .

Sem comentários: