sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quanto custa viajar?

Tirei estas sugestões de um blog profissional de viagens. Depois de ler isto percebi porque não consigo poupar tanto dinheiro para viajar, mas também entendi que não vou conseguir poupar mais do que aquilo que já faço. Afinal viver não é só viajar, ou é?

1. Deixar de sair à noite aos fins de semana - não é nenhum problema, porque não tenho o hábito de sair à noite, nem aos fds nem durante a semana. Ainda assim quando saio é para jantar fora, ir ao cinema, teatro, concertos ou festas de aniversário, pelo que já lixei meia dúzia dos itens seguintes...

2. Deixar de jantar fora - não vai deixar de acontecer... é um dos hábitos que temos aqui em casa e que queremos preservar é jantar fora pelo menos 1 vez por semana. Adoramos conhecer novos restaurantes e sabores. Além de que também preciso de uma noite de folga da cozinha!


3. Deixar de comprar roupa nova - não sou exagerada nas compras, por isso tenho noção que esse tipo de gastos não afecta o meu orçamento. Compras deste verão? 2 pares de calças e uns mocassins que já dão para usar na próxima estação e tudo comprado em saldos.

4. Deixar de ir ao cinema ou ao futebol - vivo com um fanático do sporting que não só é sócio como compra a box anual. Sei que se não fosse assim poupava uns 500 euros para viajar, mas isto faz parte de quem ele é, pelo que seria em sacrifício tremendo desistir de algo que talvez lhe dê maior prazer do que viajar. Cinema? Sim, de inverno vamos 2 vezes por mês, mas temos um cartão que nos dá 2 bilhetes pelo preço de 1, pelo que não é nenhuma facada no orçamento.

5. Deixar de ir ao shopping - esta então não me faz diferença nenhuma. Vou ao shoping quase todas as semanas, seja para ir as compras de casa no jumbo ou no celeiro, seja para ir à farmácia, beber café, ao cinema ou só ver montras. Isso não me faz gastar mais dinheiro.

6. Deixar de ir a concertos de música - também faz parte de viver, certo? Sei que com a quantidade de festivais e concertos que existem neste país, rapidamente alguém pode destrambelhar as contas. Por aqui também não há exageros nesse campo. Estamos a meio do ano e eu fui a 1 concerto e Sr Fofinho a 2, pelo que estamos bem a esse nível. 

7. Deixar de comprar livros e revistas - revistas deixei de comprar. Fiz as contas já há alguns anos e percebi que gastava uma média de 20 euros mensais em revistas. Desde essas contas que nunca mais comprei, excepção feita para uma revista visão ou uma sábado durante os 15 dias de férias no Algarve. Já Sr Fofinho compra revista de carros todas as semanas e o jornal desportivo nas férias. Acho que lhe vou falar em passar a comprar uma revista de automóveis por mês... Quanto aos livros, como tenho andado preguiçosa para as leituras este ano não comprei nenhum, por vergonha de ter uma estante cheia deles para ler e ainda ir comprar mais. Nos anos bons talvez compre uns 6, mas também empresto muitos e me emprestam a mim, por isso não há nenhum buraco no orçamento causado pelas leituras.

8. Não ter casa própria - tarde de mais, já herdei a minha casa.

9. Deixar de fumar - aqui concordo muito, porque não fumo. Se fosse o caso se calhar não iria pensar assim. Mas Sr Fofinho fuma e seria um bom mealheiro para as férias ele deixar de fumar.

10. Deixar de jogar no Euro-milhões - neste estamos os dois safos, que aqui em casa ninguém é dado a jogos de azar.


Sem comentários: