sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sobre o voluntariado

Nesta época toda a gente quer contribuir. Não sei se por uma questão de caridade, ou para se redimir da ausência da solidariedade do resto do ano. Tirando casos muito especificos de algumas pessoas que conheço, eu prefiro sempre ajudar e doar aos animais. É uma discussão já antiga com alguns dos meus amigos, que me perguntam, mas e as crianças e os idosos? Pois eu também penso nisso, mas parece-me que existem mais seres humanos neste mundo preocupados com a população mais carênciada, do que gente suficiente que se preocupe com os animais. Ainda assim já fiz voluntariado com adultos. Mais especificamente com doentes psiquiatricos (sempre gostei de gente louca e cada vez estou mais parecida com eles lol), é que eu sei que a loucura é muitas vezes provocada por um sofrimento excessivo de factos que acontecem na nossa vida. Hoje em dia sou apenas uma "máquina mal calibrada" que com alguns arranjos e retoques volta a funcionar normalmente mas eu sei que qualquer um de nós pode chegar a um ponto sem retorno, simplesmente porque somos humanos e é isso que acontece a uma série de gente que é muito parecida a nós. Um dia dão por eles, e já nem sabem quem são nem como voltar atrás. Mesmo depois de ter deixado o voluntariado, continuei sempre a ir levar roupa ao Hospital Miguel Bombarda. Sempre que havia mudança de estação e arrumava o guarda roupa, muito do que lá estava era excessivo e acabava por convencer outras pessoas a juntarem também roupa para dar e ia entregar pelo menos 2 vezes por ano na enfermaria do hospital. Mas infelizmente esse hospital que na minha opinião funcionava lindamente fechou e eu fiquei sem ter onde ir levar a roupa que estava habituada. Descobri uma instituição que recebe uma série de roupas e produtos e que me parece fazer um excelente trabalho.
Para quem quiser fazer voluntariado, ajudar quando simplesmente sentir necessidade disso ou entregar roupa que já está a mais no armário e não sabe o que fazer com ela aqui fica o link.
http://www.casa-apoioaosemabrigo.org/comoajudar.html
Porque boa vontade é sempre precisa e neste e em todos os natais antes de nos alegrar-mos com as prendas que recebemos, devemos ser gratos por tudo quanto já temos. A melhor meneira de estar grato por aquilo que se tem, é dividir com quem tem menos que nós.

Sem comentários: