terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Acto de misericórdia


* acto porque a dona deste blog não gosta dessas modernices do acordo ortográfico, aqui vou escrever sempre como a Dona Preciosa, a minha professora da primária me ensinou (mais erro menos erro, que esta cebeça é distraida).

- Já tinha ideia de escrever sobre este tema há alguns meses, mas nunca mais me resolvia. Foi hoje, pelo espirito natalicio e pelo jeito engraçado do Blog Fora dos Eixos falar sobre um tipo "javardo". Estou de acordo com ele que a sociedade julga muito pelas aparências e também concordo que um tipo javardo não passa pela figura de um gorro enfiado na cabeça por causa do frio e de uma barba de 3 dias por fazer.

Vou aqui falar sobre higiene e umas nuançes sobre o que é ter brio em si mesmo. Sim porque há muita gente que precisa disso ainda nesta altura. Mais homens que mulheres é um facto. E não vivem lá na santa terrinha ou passam o dia no monte a pastar cabras. Nem há o estigma das etnias. Aqui refiro-me a caucasianos, que trabalham nas grandes cidades, alguns até são relativamente jovens, alguns até trabalham ou trabalharam comigo, outros convivi mais intimamente. E também vou já deixar claro que não é recadinho para ninguém, não sou pessoa vingativa e se pudesse passar pela cabeça de algum leitor que estou de alguma forma a falar indirectamente do meu ex sapatinho, pois desenganem-se, que é o homem mais asseado e cuidadoso com a sua imagem que já conheci até hoje (a criatura não tem todos os defeitos á face da terra), regra geral penso que quem foi militar durante algum tempo preserva muito bem os cuidados de higiene e tem uma boa ideia de auto imagem, tenho esse exemplo em casa todos os dias. Então aqui vai o essencial:

- Tomar banho todos os dias é fundamental, mas atenção o champô é para o cabelo, não serve para levar o corpo todo, para isso há gel de banho ou sabonete.
- Lavar os dentes pelo menos 2 vzs por dias, de manhã e ao deitar é o minimo. E há noite usar fio dentário, porque essencialmente são os bocados de comida que ficam presos entre os dentes e apodrecem que provocam o mau hálito. Se fumam então têm que ter cuidados redobrados com a boca e de inverno atenção á secura dos lábios que dá um aspecto horrivel.
- Usar sempre desodorizante. Os homens por norma transpiram mais que as mulheres e acreditem que se nota. Se não usam uma camisola interior ou um tshirt por baixo de camisa, então essa camisa ao fim do dia tem que ir para lavar, simplesmente porque no dia seguinte cheira mal.
- Outra das coisas que não deveria ser necessario dizer... mudar a roupa interior todos os dias é fundamental.
- O cheio de um perfume fresco é agradavel, mas nem todos gostam é certo. De qualquer forma se tiverem estes cuidados minimos, já podem conviver á vontade que ninguém vai comentar que não estão limpos ou têm ar de javardo. E se têm algum problema de pele, mesmo que seja em sitios não muito visiveis devem consultar o dermatologista e tratar. Fungos e bacterias além do desconforto criam mau cheiro.
E fica um desejo de natal, que algumas das pessoas indicadas possam ler este post e aplicar a si. Se assim for eu e muitas outras pessoas teremos um novo ano bem mais agradavel.

Sem comentários: