quinta-feira, 21 de abril de 2011

Já sofro disto também


A enxaqueca é uma dor de cabeça (cefaléia) forte e persistente. A sua duração é variada, mas normalmente é longa e a dor é resistente aos analgésicos comuns.

Ela ocorre devido a um desequilíbrio bioquímico de certas partes do cérebro envolvendo os neurotransmissores, que são responsáveis por todas as nossas sensações, pensamentos, sentimentos etc.

Hoje admite-se que a causa da enxaqueca pode ser multifatorial. A primeira delas é a predisposição genética. Além disso, estilo de vida e hábitos são outros motivos para o desencadeamento das dores (stresse, alguns tipos de alimentos, poucas horas ou excesso de sono e alterações hormonais súbitas, como no período menstrual).


A dor nem sempre ocorre no mesmo lugar e, além da cabeça, outras partes do corpo como dentes e nuca. Outros sintomas como enjôo, vômitos, aversão à claridade, ao barulho, visão embaçada, alteração do humor, irritabilidade e ansiedade também podem ser verificados.

Há quatro fases da enxaqueca: pródromo, aura, cefaléia e resolução/pósdromo.

O pródromo é a fase premunitória; nela ocorrem sintomas como fadiga, bocejos, retenção de fluido, dor muscular, desejo para determinadas comidas (chocolates, carbohidratos)e alteração de humor.

A aura precede ou acompanha a enxaqueca e pode se apresentar em forma de pontos luminosos ou escuros, perda de força, formigamento ou perda da sensibilidade.

Durante a cefaléia, a pessoa pode perder a capacidade de realizar suas atividades cotidianas, e pode vir seguida de náusea, vômitos, sensibilidade a luz e sons.

Após a dor de cabeça vem a fase de resolução ou posdrômica, na qual os sintomas são geralmente intolerância a alimentos, cansaço, dificuldade em concentração e dor muscular.

Já passei por estas fases todas e hoje não aguentei mais e fui direitinha ao centro de saúde levar uma injecção de nolotil.
Logo hoje que é a minha primeira noite de mini férias!!!
Tenho um jantarinho marcado num restaurante de comida indiana e nepalesa muito fofinho e tranquilo, será que o nolotil faz afeito a tempo de eu ir?

Sem comentários: