quarta-feira, 23 de abril de 2014

Almoço com vista para o Tejo

No mês passado fomos almoçar ao restaurante Faz Figura. Já tinhamos um voucher e aproveitamos um dia de sol, para almoçar na esplanada com vista para o rio.
O problema do uso de vouchers ou de marcações em semanas de restaurant week é que muitos dos restaurantes participantes não se comportam à altura daquilo a que se propuseram. Nós sabemos que as ementas são criadas para essas situações (no caso do Faz Figura existiam alguns pratos seleccionados, mas todos faziam parte da carta da casa) e embora não sejam os seus pratos mais caros a qualidade é sempre boa, mas aquilo em que muitos falham é no atendimento. Imagino que participar neste tipo de iniciativas seja uma decisão da gerência do restaurante e os empregados nem sempre fazem boa cara aos clientes que chegam nessas circunstâncias, porque generalizam que são mais uns putos que pedem umas coca colas e nem dão gorjeta.
Tive em 2011 uma situação dessas numa das primeiras edições do restaurant week Lisboa, numa ida ao Vela Latina. A comida não estava mal confeccionada mas o atendimento foi pior que mau.
Passados 3 anos e com o mercado mais habituado a este tipo de consumo fomos muito bem atendidos no Faz Figura e é restaurante a que posso voltar com ou sem voucher.

As entradas foram um ninho de codorniz


E um folhado de queijo da serra com mel (que para uma louca por queijo como eu soube a pouco)


De prato principal pedimos picanha com batata frita caseira e puré de feijão


E cachaço de porco com espuma de trufas (já comi trufas melhor confeccionadas)


As sobremesas estavam maravilhosas... tanto o creme brulee que infelizmente em Portugal não se leva ao lume com alfazema como eu gosto, mas que ainda assim estava delicioso


E uma mousse de frutos silvestres com café, com um combinação nada enjoativa.



Para resumir, o chefe é bom, têm seguramente uma das melhores vistas de Lisboa e uma das melhores sangrias da cidade e o pessoal esteve á altura da situação. De certeza que voltamos lá.

Sem comentários: