segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fazer as contas

este é um daqueles posts que nunca apetece fazer. Gostava mais de escrever sobre o amor. Sobre os amigos. Sobre viagens. Contudo a pedido de algumas familias hoje faço um post sobre como poupar dinheiro (sim, é sempre possivel) e como organizar as contas mensais. Tive o ano passado um mini curso sobre finanças pessoais com a economista do jornal I que me foi muito útil. Vou fazer isto por pontos:

- Idealmente nós devemos poupar cerca de 10% do nosso rendimento mensal. Se for apenas o ordenado e tendo como exemplo um valor de 1000 euros mensais devemos retirar 100 euros e colocar de lado. Dois pontos essenciais nesta ideia - quem quer poupar tem que retirar o dinheiro logo no inicio do mês. Não vale a pena ir guardando pensando que vai sobrar, porque nunca sobra. Se tiverem muita dificuldade em resistir á tentação de mexer nesse dinheiro, peçam no vosso banco que seja imediatamente retirado para uma conta á parte, que pode ser a prazo ou não.

- Apontem todos os vossos gastos, desde o dinheiro que gastam em tabaco, aos cafés, ás garrafas de água, aos combustiveis, portagens, jornais, lanches. Têm mesmo que registar tudo. O movimento de abrir a carteira deve ser acompanhado com o registo desse dinheiro gasto. No final do mês vcs vão perceber que gastam bastante dinheiro em coisas que nem tinham contabilizado e estabelecem melhor prioridades e os sitios onde podem cortar. Dou o meu exemplo, antes de fazer este registo mensal chegava a gastar 20 euros entre revistas e jornais. Quando percebi o absurdo que era escolhi apenas 1 revista para comprar mensalmente. Se estiver de férias ou a passar um fds prolongado é provavel que compre o jornal sábado de manhã, mas isso já é um extra.

E por fim, não existem formulas mágicas, ou têm mais receitas e mantêm o mesmo estilo de vida, ou se a receita é a mesma têm que cortar na despesa. Estabeleçam as vossas prioridades.
Desde o inicio deste ano e com o aumento dos preços que afecta a todos, tive que tomar algumas opções. No meu caso, coloquei um limite de 50 euros mensais em roupa ou calçado. Porque na realidade não preciso, é mesmo porque gosto, e se houver alguma coisa que preciso mesmo e seja mais cara espero pela 1º semana dos saldos. Deixei de fazer as massagens de drenagem linfatica, que me fazem muito bem mas obrigavam a um gasto de 90 euros mensais. Tenho mais cuidado com a alimentação e com o exercicio fisico. Modero as saidas á noite, tomo 1 bebida ou duas. Não gasto 20 ou 30 euros em saidas como antigamente. Estas pequenas restrições permitem que continue a ter a vida cultural e social a que estou habituada, permitem que continue a fazer as minhas duas viagens anuais, mais uns fds prolongados pelo meio. Quando chega a altura de saidas mais especiais ou alturas em que possa gastar mais dinheiro, opto por o fazer com o meu namorado. Esta foi a forma que eu arranjei de conseguir manter uma vida minimamente agradavel neste momento complicado que vivemos. Cada um tem que encontrar a sua, mas garanto que é impossivel fazer isso sem se retirar logo no inicio do mês o dinheiro que se quer poupar e sem ter uma noção de onde e como gastamos o nosso dinheiro.

Sem comentários: