quinta-feira, 20 de junho de 2013

Soajo - Barragem do Lindoso - Castelo do Lindoso

Depois de sairmos de Castro Laboreiro a ideia era ir descendo o parque natural do gerés até Brufe para um almoço no abocanhado. Acontece que já saímos tarde de lá por conta dos cães de Castro Laboreiro e assim decidimos parar na vila do Soajo para almoçar e seguir até á barragem do Lindoso.

 



Soajo é uma vila pequenina e hospitaleira, e quem lá chega fica rapidamente a perceber a sua historia. Uma das principais questões reside na origem do cão de Castro Laboreiro. Segundo os habitantes de Soajo, este cão teve origem nesta vila e assim que passamos o pelourinho vemos logo essa explicação nestas pedras.



A vila também é famosa pelo seu conjunto de mais de 42 espigueiros todos muito bem conservados.




Pelas montarias naquelas planicies. E pela sua boa gastronomia, que ficará para um outro post.




A seguir ao almoço descemos até á barragem do Lindoso. Mais uma vez, eramos nós e uns emigrantes a visitar. Ver aquele local despovoado torna a sua dimensão ainda mais esmagadora.




Sim... assusta um bocadinho olhar lá para baixo....



Na saída, demos boleia a duas caminhantes de Bristol, que já tinham descido o Soajo e passaram por nós na Barragem. Já tinham mais de 20km nas pernas naquele dia e a subida até ao Castelo do Lindoso ainda custa um bocadinho. Fizemos a boa acção do dia e demos boleia ás viajantes que iam pernoitar numa pensão no Lindoso.




Não existe muito que ver por aquelas bandas. Dei a volta toda ao longo das muralhas para me deparar com...



Uma sessão fotográfica que decorria nos espigueiros abaixo da cerca. Modelos com roupinhas de verão e com um frio dos diabos!




Volta dada e fiquei virada para a porta de acesso que estava fechada.



Não deixa de ser um passeio giro, mas rápido. Se não ficarem para almoçar, esta volta faz-se em 2h.

1 comentário:

xavier disse...

Bom dia ,bonito os seus comentarios estou a pensar fazer a volta de Castro padroeiro de mota e como vi no seu documentário e porreiro como todo resto do nosso país. Já agora ano passado fui a Miranda do Douro e fiquei fascinado com pIsagens a ver entrada Rio Douro em Portugal!Almoça se bem e barato,e umas horaPraia fluvial Macedo cavaleiros muito lindo.