domingo, 5 de maio de 2013

Redondo

Apesar da azáfama das obras em casa também tem havido tempo para passear. Pela altura da Páscoa, como estivemos com a familia no Alentejo tinha o plano de tirar um dia para ir à Vila do Redondo, conhecer e almoçar, para depois seguir até Vila Viçosa, onde já estive para a procissão da Nossa Sra da Conceição, mas não houve oportunidade para visitar o Paço de Vila Viçosa.
 
 
Uma das dificuldades que tenho com Sr Fofinho é ele viver as férias e folgas em câmara lenta. Temos que acordar mais tarde porque durante a semana já acordamos cedo para ir trabalhar. Depois os pequenos almoços no monte têm coisas muito tentadoras que impossibilitam que se coma em 30 minutos. Depois disso vem a parte do café, e fumar um cigarro numa espreguiçadeira ao sol e brincar com os cães... nem vale a pena continuar, saímos do monte ao 12h!

 
O Redondo é uma vila pequena que não tem muito que ver. A entrada no museu do vinho é gratuita e a visita está bem organizada.

 
Segundo a lenda, a fundação da vila está relacionada com o penedo redondo que existiu no primitivo amuramento medieval. A sua formação devesse a D.Afonso III que segundo alguns historiadores lhe concedeu foral em 1250, tendo sido depois fortificada por D. Dinis.
No início do século XV a vila de Redondo, outrora um ponto obrigatório de escalada para viajantes de Évora, Vila Viçosa e Alandroal estava praticamente despovoada. A pedido dos procuradores da vila, D. João I, em 1418, proibiu o uso de outras estradas naquele circuito, obrigando todos os viajantes a passarem por esta vila.
E com tanto viajante a passar por ali, o que se tornou bom? A paparoca pois então!


 
Tinha feito o trabalho de casa e escolhido dois restaurantes possiveis para almoço. O primeiro estava fechado, porque era o fds da Páscoa, o que acabou por ser um golpe de sorte porque a segunda escolha é sem qualquer dúvida, um dos melhores restaurantes onde já estivemos. Lá fomos nós almoçar no Barro.

 
Rustico, bem decorado, cheio de pormenores que não lembram a ninguém e com uma mistura eclética, não apetece sair de lá. O serviço é óptimo, os funcionários super atenciosos, mas o melhor de tudo é mesmo a cozinha deles...

 
Eu comi sopa de cação e Sr fofinho Migas com entrecosto. Estava tudo optimo. Ainda houve sopa de entrada e sobremesa a dividir pelos dois como é hábito. Ao almoço nunca bebemos bebidas alcóolicas. E para terminar os cafés. Contas feitas pagamos 33 euros e almoçamos muitissimo bem.

 
Resumo do passeio? A vila é engraçada, deu para conhecer tudo em pouco tempo e ainda comprar alguma loiça tipica alentejana lá para casa. O ambiente do restaurante era tão bom e a comida fantástica, que saímos de lá ás 15.30h, quando chegamos a Vila Viçosa batemos com o nariz na porta do Paço, que a última visita já tinha sido ás 16.15h uma vez que tinham ainda horário de inverno.
É uma frustração! Já por duas vezes vou a Vila Viçosa e não consigo visitar o paço. Este ano ainda voltamos lá, mas quem paga as entradas é Sr fofinho que é para se habituar em dias de passeio, a não sair da cama tão tarde!

Sem comentários: