terça-feira, 9 de abril de 2013

Em casa - No Minho

Em Monção, casa é aqui...
Tão diferente do Alentejo.


 
 
Cozinha rustica com fogão e forno a lenha. Ás 8h a padeira passa na aldeia e cada casa vai buscar o pão que encomendou. Aqui o pão é chamado a peça, e é este que está em cima da bancada á nossa espera. Os pequenos almoços são tomados com tempo e em quantidade. Aliás, no Minho todos comem em quantidade, as refeições são fartas, á base de carne e muitos acompanhamentos.
 
 
 
 
Na cozinha existe sempre movimento, sempre panelas ao lume, alguém a comer ou gatos a tentar entrar para ver o que lhes calha em sorte.
 

 
 
É também altura de barrar o presunto com vinagre, colorau e pimenta, para que possa secar ao sol, sem que as moscas lhe cheguem.
 

 
 
Os almoços em familia são sempre com muita gente á mesa e papinha que nunca mais tem fim.
 

 
 
E aqui é o nosso quarto. Muito grande, muito frio de inverno (sempre com aquecedor ligado e saquinho de sementes aquecido no microondas antes de ir para a cama). O tecto é de madeira, a mobilia antiga e mesmo com as janelas fechadas, ouvimos o som da água a correr pelos riachos e a criação que nos acorda logo de manhã, mas que nem por isso nos faz sair da cama antes das 10h.
 
Aqui, é casa... no Minho.

1 comentário:

Na Província disse...

Uma casa no "meu Minho"
Um beijinho