domingo, 1 de maio de 2011

Reflexões


A minha amiga Cátia pede sempre que saimos que lhe envie uma mensagem quando chego a casa, para dizer que já cheguei. Ontem fiz o mesmo e ela devolveu uma sms a agradecer o facto de ter sido eu a ir ter a Lisboa para irmos ao cinema. Acho curioso alguém ter a delicadeza de agradecer algo que é natural nas amizades, pelo menos no meu universo de amizades. Se sou amiga, vou ter com os meus amigos onde eles estão e o mesmo deve verificar-se. Ás vezes fico triste com certas atitudes que as pessoas vão demonstrando e penso que sou eu que tenho os meus valores todos errados para o mundo em que vivemos e que é natural que sofra porque ninguém corresponde da mesma forma. Mas depois existem estas situações que me fazem lembrar que afinal ainda existem pessoas que se sabem doar aos outros e as relações que vão construindo.
Depois do filme ter acabado fiquei a pensar numa situação que me aconteceu à uns anos atrás. Saia com um prefessor de literatura uns 10 anos mais velho que eu e que durante o affair que tivemos gostava de me fazer umas perguntas dificeis. Uma noite depois de irmos a uma tertulia literária e já ter bebido umas 3 caipirinhas perguntou-me se eu pensava que no amor tal como na guerra tudo era válido. Eu levei uns dois minutos a pensar e depois disse que sim. Ele gostou da resposta apesar da relação não ter dado certo (ainda agradeço a todos os anjinhos esse facto). Mas ontem quando o actor principal do filme foi obrigado a tomar uma decisão entre ter a possibilidade de regressar a terra para se reencontrar com o seu amor, ou destruir o portal que estava a exterminar um povo inteiro mas que ao faze-lo também o impossibilitava de voltar á terra, ele não hesitou e destruiu o portal, fazendo o que era correcto e evitando o sofrimento e a destruição de um planeta que não era o seu. Pensei, eu que sou uma romântica sem cura faria exactamente a mesma coisa. Por isso passados todos estes anos se me voltassem a fazer a pergunta a resposta seria não. No amor e na guerra nem tudo é válido.

Sem comentários: