quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lisboa, essa minha conhecida

Porque todas as cidades têm as suas pequenas coisas e Lisboa está repleta destes pormenores... Eu que vivo da outra margem do Tejo, mas que sempre trabalhei em Lisboa conheço bem esses dois mundos. No sábado passado estava a trabalhar e decidi na hora de almoço ir comprar a revista sábado, que tinha uma reportagem que me interessava e esta é também a única altura do ano em que me permito a comprar meia duzia de revistas para levar de férias. Quem é lisboeta sabe que existe um determinado código e estilo de vida em cada zona da cidade. Já trabalhei na Av. 24 de Julho, na zona do Marquês de Pombal, na Av da Républica e em São Sebastião da Pedreira. Tudo sitios muito distintos e na sua maioria com algumas empresas. Trabalhar ali pela zona da Av de Roma, Alvalade ou Rua da Igreja é totalmente diferente, essencialmente porque é muito residencial. Ora a um sábado de manhã quem nós ali encontramos são os moradores. E os moradores da Av de Roma têm um perfil de quem sempre lá viveu e razoavelmente bem. Nada de novos ricos, mas pessoas bem na vida e com uma série de hábitos que envolvem a zona onde vivem. Ora eu descobri que um deles, é ao sábado comprar a revista sábado. Fui desde o inicio da Av de Roma até á praça de Alvalade á procura da revista em todos os quiosques e papelarias que naquele sitio estão sempre abertos aos fds e já nenhum tinha a revista. Era 12.30h e estava esgotada. Todos me diziam... mas tenho a visão. Em principio pensam que o tipo de publico que lê uma lê outra, mas eu ia á procura de uma reportagem especifica. E foi assim que quando por volta das 18h cheguei á margem sul e fui colocar combustivel no carro, encontrei na bomba várias revistas sábado por vender. É mesmo um estilo de vida diferente de freguesia para freguesia, precisamente pelo tipo de pessoas que escolhem viver nesta ou naquela zona da cidade.
 

Sem comentários: