quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Bebés de primeira e de segunda

Aquela máxima do - Todos se criam não é bem assim. Ou até é, mas uns criam-se melhor do que outros. Tenho seguido com algum interesse o Blog da Pipoca mais dois a propósito da gravidez e do nascimento do bebé. Em vários posts tenho feito comparações com a realidade que me é mais próxima. Mais babygrow menos babygrow, mais quarto decorado com a marca xpto, ou até nem ter quarto de bebé e ter que ficar no dos pais não faz nenhuma diferença na decisão de ter um bebé ou de o criar. Agora existem opções, ou falta delas que realmente podem ser significativas, como por exemplo a crio preservação das células estaminais. Custa cerca de mim euros e partindo do principio que todo o processo corre bem, é possivel guardar células estaminais por um periodo de 25 anos, que podem ajudar a curar uma série de doenças inclusive alguns cancros que a criança possa ter. Ter a capacidade de pagar este valor e fazer isto pela vida de um filho diferencia logo a forma como vamos encarar a vida daquele bebé.
Outra questão que também se colocou foi a do aleitamento. No caso da Pipoca mais doce optou por passados 3 dias secar o leite e deixar de amamentar. Sem qualquer julgamento sobre este facto, a verdade é que ela pode fazer essa opção. No caso da mãe que conheço a opção de secar o leite nem sequer foi considerada, porque o dinheiro não chegava para comprar os suplementos alimentares que substituiam o leite materno. O facto do bebé ter podido mamar até aos 9 meses seignificou uma poupança naquele lar com 3 filhos.
Por isso sem qualquer julgamento de valores, ter um filho passa muito pela capacidade económica e pela possibilidade de fazer as melhores escolhas para ele.
Talvez por isso eu ainda não tenha o meu...


 

1 comentário: