terça-feira, 29 de novembro de 2016

Cheguei!

E que pena serem só 24 horas por aqui.


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

domingo, 27 de novembro de 2016

A morte de Fidel

Uma coisa eu tenho como certa - Cuba não voltará a ser a mesma. Foi uma convicção que sempre tive e quis ir a Cuba antes de Fidel Castro falecer. Foi um projecto que realizei em 2009.






Cuba é um local encantado e encantador. Tanto ficava surpreendida com o seu charme colonial e a sua patine dos anos 50, como me parecia que estava numa Havana acabada de bombardear, tal era estado dos edifícios.






O povo é simples. A maioria parecia contente com a vida que levava. Existe uma sensação de segurança dada pelos bons serviços de saúde e de educação. Ainda assim se tivessem mais informação, se pudessem comparar as suas vidas às das pessoas que vivem em países democráticos, sentiriam a mesma coisa? Penso que não... A verdadeira revolução começa agora.

E por aqui...


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Os macacos do Rochedo

Quando se fala de Gibraltar a maioria pensa no rochedo e nos macacos que lá habitam. Então vamos começar o tour?

 
Primeira paragem nos pilares de Hércules o sítio onde os antigos pensavam que acabava o mundo.




Depois as grutas de São Miguel . São lindas, têm uma acústica maravilhosa e são muitas vezes utilizadas para concertos e festas.




E não podiam faltar os nossos amigos macacos. Estão espalhados por vários pontos do rochedo e são muito afáveis e brincalhões .





Estão muito habituados às visitas dos humanos e é habitual roubarem sacos de batatas fritas, rebuçados ,  fruta, bolachas e acessórios que brilhem incluindo óculos de sol.

 




 
Ainda assim não se esqueçam que continuam a ser animais selvagens e que devemos evitar tocar neles porque as suas reacções são imprevisíveis , principalmente se estiverem com as crias.


Do tour também faz parte a vista para o aeroporto onde pela sua dimensão é preciso muitas vezes fechar os semáforos e cortar a estrada aos carros para que os aviões possam levantar ou fazer aterragens.

 


Também é interessante uma visita a um dos muitos túneis militares do rochedo. Apenas 2 estão abertos ao público , mas a verdade é que todo o rochedo está oco pela quantidades de túneis e escavações que o atravessam.


E para terminar vamos às dicas práticas .  Antigamente todos podiam subir ao rochedo a pé ou no seu carro. Hoje em dia só se sobe ao rochedo em tour de empresas turísticas ou de teleférico .  Os bilhetes de teleférico custam 31 euros, sobem durante 3 minutos e depois podemos contar com uns bons km para percorrer todo o rochedo. Além disso ainda temos que pagar as entradas na gruta de São Miguel e nos túneis .  Nós optamos por ir num tour organizado com guia e que custou 30 euros por pessoa já com os ingressos todos incluídos .  Além disso os guias conhecem os melhores sítios para parar e encontrar os macacos. Nós achamos esta opção muito mais vantajosa. podem comprar o tour na mesma entrada para a bilheteira do teleférico .

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Para não acontecer isto...

Eu ainda vou dando umas dicas aqui no blog.


terça-feira, 22 de novembro de 2016

Dourada e robalo de aquacultura

Ultimamente conseguimos comprar douradas e robalos a menos de 5 euros o kg, mas será que sabemos aquilo que estamos a comer? Será que o consumidor tem noção da quantidade de antibióticos e outros químicos que são dados aos peixes, para se conseguir manter a produção? No último mês não consegui comprar no pingo doce douradas ou robalos a preços razoáveis e que fossem capturados em alto mar. Temos comido, polvo, perca, garoupa e peixe espada, capturados pelos métodos tradicionais. Comemos peixe conforme as promoções do pingo doce, mas sempre a olhar para o rótulo. Comer bem é cada vez mais difícil e dispendioso.


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

domingo, 20 de novembro de 2016

Gibraltar


Pensei que Gibraltar era um bocadinho de Inglaterra em Espanha. Estava enganada. É Inglaterra em Espanha! E não é só pelo aspecto turístico deste rochedo.




Aqui estamos na zona meridional da Europa e daqui em dias sem neblina avistamos África sem recorrer a binóculos. O estreito é mesmo aqui.





 Mas mais do que as questões históricas que qualquer um pode consultar na internet, eu gosto de escrever sobre as questões práticas. Aquilo que eu gostava de saber antes de viajar para um determinado território e que efectivamente me surpreendeu no local. A saber...
Gibraltar é mesmo uma pequena Inglaterra em Espanha por isso há pormenores com os quais eu não contava e por isso fui surpreendida. Por exemplo as fichas eléctricas não dão para os nossos aparelhos, pelo que é preciso um transformador de voltagem, tal e qual como se estivéssemos no Reino Unido.
Já sabia que a moeda local é a libra, mas daí a saber que se pagar em euros cada estabelecimento faz a conversão à taxa que quer é outra coisa. Conselho mais útil que vos posso dar - paguem tudo quanto puderem com cartão de crédito, porque o banco vos vai cobrar a real taxa de câmbio do dia da compra, enquanto que os estabelecimentos acrescem uma média de 25% mais do que o câmbio corrente.






sexta-feira, 18 de novembro de 2016

E é isto...

Só que amanhã também trabalho fora de casa. Oh fds difícil!


Vou fazer o choradinho...

A ver se alguém me dá de prenda de Natal este blush e iluminador da nova colecção natalícia da MAC...


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Estou de volta às aulas

E nao tem sido fácil estar de olho aberto às 8h da manhã principalmente quando nos pedem para fazer trabalhos manuais.


Se tudo correr bem, isto vai ser um enfeite para a árvore de natal...

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

É o que eu sempre digo

aqui em casa. E não é que tenho razão?