terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Montserrat

Montserrat é a montanha mais alta da Catalunha e onde está situado Mosteiro beneditino do Serreado, dedicado à virgem de Montserrat.


O encanto desta viagem começa logo no percurso até lá. Nós compramos no posto de turismo um passe com todas as ligações de transportes necessários até lá chegarmos. O passe custa 29 euros e inclui, viagem de metro ida e volta, viagem de comboio ida e volta e o famoso trem de cremalheira também ida e volta. Já no recinto do santuário também podem com este bilhete usar o funicular de São João e o de Santa Cova.


Claro que também podem fazer este passeio organizado por uma empresa de tours turisticos e passam lá a manhã ou a tarde e custa cerca de 44 euros. Na minha opinião é pouco tempo para o local e perdem uma das melhores partes do passeio que é a viagem de comboio e o trajecto feito no trem de cremalheira. 


Convém levar um casaco, porque a diferença de amplitude térmica entre o clima temperado de Barcelona junto ao mar e o topo da montanha é cerca de 10 graus.


Calçado confortável. Não precisa ser calçado de trekking, mas umas botas timberland ou uns ténis com boa aderência são fundamentais. 


 É que no recinto temos o percurso básico e monumental de nos dirigirmos ao mosteiro para visitar a virgem e assistir a escolatina, que são um grupo de pequenos cantores que todos os dias ás 13h fazem uma demonstração dos seus dotes vocais no coro da igreja.


O recinto também tem hotéis, lojas de souvenirs e restaurantes para todos os gostos.


Como disse a escolatina é um dos pontos altos deste passeio e embora a igreja do mosteiro seja grande, rapidamente enche para ouvir estes meninos. No limite, devem entrar por volta do 12.30h se quiserem assistir sentados ao coro.


Depois da escolatina e de almoçar, fomos fazer os percursos nos funiculares.


 Alguns são mesmo impressionantes, como o de São João que sobe a pique.


Mas na verdade ninguém nos prepara para aquilo que encontramos lá em cima.


Na minha ingenuidade , pensei que subia no funicular, via a vista num miradouro qualquer e voltava para baixo, mas não foi nada disso que aconteceu...


Temos um imenso percurso de curva contra curva feito ao longo da montanha, com paisagens maravilhosas, mas que apresenta alguma dificuldade para quem não tem a mínima preparação física e não leva o calçado e roupa adequados.


Eles têm este cartaz a informar o tempo e km de subida até ao cimo do monte, mas não têm grau de dificuldade, pelo que vi várias pessoas a voltar para trás e até uma miúda libanesa que se atirou para o chão a meio do percurso e ali ficou sem dar mais um passo até a família voltar.


Nós subimos com a minha madrinha a escorregar com os botins na gravilha (claro que a descer foi pior) e fizemos tudo com muita calma, porque a altitude 1.236 metros não facilita a respiração, mas fizemos!


Infelizmente fiquei sem bateria na máquina fotográfica para vos mostrar a ida no funicular de santa cova que é igualmente bonito e cansativo como este.

Sem comentários: