quarta-feira, 24 de julho de 2013

Rota das Cerejas

Já estava pensado e prometido à 2 anos e acabou por ser no 1º dia de calor de 2013 que fizemos o passeio Rota das Cerejas. É organizado pela CP, podem consultar no site, preços, datas e percursos.


Porque este ano o clima tem sido estranho a maturação da cereja demorou, pelo que os grupos que se foram inscrevendo tiveram menos datas para fazer esta rota e o resultado foi ficar em lista de espera, aguardar que o funcionário da cp de Castelo Branco me ligasse 2 dias antes a confirmar que havia vaga e chegar a um comboio com mais 150 pessoas para fazer este passeio...



Como eramos muitos, as guias tinham que andar com o cartaz sempre ao alto para ninguém se perder do grupo e as puder seguir. Assim que vi isto lembrei-me logo porque é que depois do 1º ano do curso de turismo feito, resolvi mudar para Relações Publicas e Publicidade.




Este foi o sitio escolhido para almoçar, e foi uma boa escolha. Bem no centro do Fundão e depois de já termos feito a visita a pé pela cidade, que bem me soube sentar numa mesa no exterior por baixo da sombra das videiras e almoçar.



O menu era o adequado para este tipo de passeio e bastante tipico.



Aqui fica o meu prato de arroz de carqueja, claro que a carqueja é só para enfeitar...



Para desmoer o almoço, fomos para o pomar apanhar cereja. Nós ainda nos saímos bem e apanhamos 1kg em meia hora, mas como o calor era muito e os donos da quinta também não queriam ver o seu pomar atacado por 150 alminhas, lá descemos e compramos cerejas directamente ao produtor. Maravilhosas e baratas. 2kg a cinco euros.



Pinderiquices minhas de usar verniz das unhas a combinar com a cor das cerejas!



Aqui estou eu a chegada da Vila de Alpedrinha numa cor de leite que tão bem me fica... e assim permaneço que só fui 2 finais de tarde á praia.



Alpedrinha é realmente uma vila a não perder. Não fomos visitar o fontanário e isso provocou muita insatisfação dentro de alguns grupos que já tinham feito este programa. A  mim bem me agradava ter lá ido com o calor que estava e puder refrescar-me. Fica a dica se passarem por lá não deixem de visitar o fontanário e o Palácio do Picadeiro.



Depois lá chegamos a Castelo Novo que embora sendo uma das aldeías da rota das aldeias historicas para mim é bem menos interessante que Alpedrinha. Não havia ninguém nas ruas, nenhum estabelecimento aberto e apenas a igreja e as ruinas do Castelo a visitar.



Logisticamente Castelo Novo está situado a meio caminho entre o Fundão e Castelo Branco e foi o melhor local que conseguiram para fazer as entregas dos pasteis de cereja que tinhamos encomendado. Toda a aldeia está preparada para este tipo de turismo, até as casas de banho publicas funcionam neste edificio da junta de freguesia. Se alguém da cp vier a ler este post, aqui fica a opinião de que é melhor apostar em Alpedrinha com tudo aquilo que se pode vêr do que em Castelo Novo.

1 comentário:

Maria disse...

já estive para fazer essa rota :)