quinta-feira, 11 de julho de 2013

Da falta de espirito critico

Então a empresa resolveu fazer uma parceria com um prestador de serviços, com a ideia de nos facilitar a vida. É uma empresa para a qual pudemos ligar para pedir apoio juridico, psicologico, fiscal e social. E o que é que eles oferecem quando pedimos ajuda? A informação de onde pudemos obter aquilo que precisamos. É tão insolito que nem consigo explicar melhor esta situação. Poderia ser um bom serviço como os funcionários da Google têm, ou seja...
Coisas que posso realmente precisar e que me daria jeito que fizessem por mim.
- Ir 2 ou 3 vzs a minha casa passear os cães.
- Alguém que vá por mim ás finanças resolver os meus assuntos.
- Que vão buscar as compras nas lojas onde estão encomendadas e as levem a casa e arrumem no frigorifico e na despensa.
- Ir por mim buscar um amigo ao aeroporto que chega numa altura em que estou a trabalhar.
- Enviar uma esteticista lá a casa num dia que chegue tarde e cansada para não perder tempo num gabinete.
- Levar o meu carro à oficina, à inspecção.
- Ir buscar as crianças ao colégio porque me atrasei no emprego e deixa-las em casa dos avós.
Então em vez de fazerem estas coisas por nós eles simplesmente dão os contactos das empresas que fazem para que nós possamos ligar para lá, marcar e pagar!
É que eu vivo isolada do mundo, num sitio onde não tenho internet para pesquisar aquilo que quero à hora que quero e escolher como quero!
Quando estive na reunião onde apresentaram os serviços, saí de lá com vontade de me atirar para o chão e esponjar a rir. Nem nunca pensei que semelhante parvoice pudesse existir.
A questão é que é uma parvoice lucrativa e me parece estranho (ou talvez não), os colegas saírem de lá entusiasmados com esta noticia.
Então vamos ver a medida do lado da empresa.
Atribuem um serviço rasca e perigoso como este em vez de nos darem um seguro de saúde, que no nosso ramo faz mais do que sentido. Agora com esta medida já se podem desculpar dizendo que nos deram alguma coisa (mesmo má) e que nós somos uns ingratos e não percebemos o esforço que a empresa faz.
Depois ninguém pode ter a certeza do nivel de confidencialidade que existe nesta prestação.
Do lado do prestador de serviço é muito simples o modus operandis... ninguém vive de dar informações... a menos que as dê às pessoas certas!
Imaginem que tenho dois cães e que resolvo contactar esta empresa dizendo que vou 15 dias de férias para o Algarve e que preciso de encontrar um hotel para deixar ficar os meus cães enquanto estou fora. No dia seguinte tenho essa informação e na semana depois, uma série de hoteis no Algarve, que aceitam animais de estimação têm os meus dados. Duas semanas depois são os veterinarios a ter o meu registo nas suas bases de dados, mais as marcas de alimentação para cães, desparasitantes e vendedores de pipetas para as pulgas.
No fundo eu passo a ser uma fonte de lucro por cada informação que peço, e eles uma desculpa para o meu empregador não atribuir um seguro de saúde.
O que me espanta é alguém ainda sair feliz desta situação. É ingenuidade, falta de sentido critico ou burrice pura?

Sem comentários: