domingo, 25 de março de 2012

Sobre o Convento de São Saturnino

Ficamos lá hospedados em Fevereiro, no fds em que celebramos 1 ano de namoro. Na realidade a escolha deste local não foi muito democrática, fui eu que escolhi sozinha, mas ele também amou o local. Tinha que ser um sitio próximo de Lisboa porque no sábado Sr Fofinho ainda trabalhava até tarde, mas ao mesmo tempo tinha que ser um local totalmente novo e distante de tudo. Foi uma das escolhas mais felizes que fiz! Claro que como as fotos não foram tiradas com a minha máquina, demoraram mais tempo a ficar disponiveis para as partilhar aqui.


Num dos vários terraços


Uma serra com vista para o mar.


O convento á nossa espera...


A manhã tranquila na Serra (vou infringir uma das regras do blog e colocar uma foto do Sr Fofinho... está de costas voltadas e não se revela a identidade, acho que não se vai importar... espero eu...)


A sala de entrada do Convento causa logo um grande impacto!


A Capela dedicada ao patrono do Convento.


Esta cozinha só para nós, disponivel a qualquer hora do dia ou da noite.


A sala de jantar e do nosso pequeno almoço maravilhoso ao som de Puccini.


A nossa "pequena" sala de estar.


Embora nunca se veja nenhum dos funcionários toda a casa está cuidada e são atentos a todos os detalhes. A lareira está acesa toda a noite. No convento não existe tv (não faz falta nenhuma) e quem quiser pode ficar a aconchegado a namorar no sofá da sala com o som do crepitar da lenha a arder.


E por fim o nosso quarto (já desarrumado demais para a foto), mas onde qualquer um pode ser feliz nesta simplicidade despojada.

Mais qualquer coisinha sobre este local:

Com uma arquictectura tipicamente mediterrânica e desenhado com os elementos que são próprios das habitações sintrenses, Turismo Rural - o Convento de São Saturnino é uma daquelas obras que, graças às pequenas mas bem proporcionadas dimensões, geniais formas labirínticas e perfeita integração no paradisíaco vale onde nasceu, é bem o espelho de um lugar de paz, repouso e serenidade, onde a proximidade do mar e da serra onde ele se encontra lhe conferem uma qualidade única, onde tudo é diferente e o tempo quase cessa de existir.

Hoje, o Convento é uma reconstrução de um enorme emaranhado de antigas ruínas, onde diversas divisões intercomunicantes existiram, lado a lado com um conjunto de azenhas e um provável farol, porventura todos eles de construção posterior. Durante as obras de recuperação, iniciadas em 1998, foram encontrados no lugar inúmeros objectos antigos que, juntamente com registos documentais, apontam para a grande probabilidade de ali ter existido um local de culto a São Saturnino, aquele que também terá sido venerado numa ermida situada no alto da serra da Sintra, a cerca de 1 hora de caminho a pé destas construções, no lugar hoje conhecido por Peninha.

Uma coisa é certa: perde-se no tempo a história deste lugar, várias vezes esquecido e transformado através dos séculos. Hoje, contudo, ele revela, na sua construção simples e orgânica, em total harmonia com a Natureza, o seu interior secreto, como um livro de imagens do passado.

Sem comentários: