quinta-feira, 21 de março de 2019

A culpa

Vou ser operada no próximo domingo. É uma braquioplastia (ou seja, tirar a pele em excesso dos braços). E aqui em casa tive apoio do marido para avançar com esta questão. A conversa foi simples - vais fazer, é importante para ti e já foste às consultas e exames, agora não se volta para trás. Mas já ouvi outras pessoas dizerem outras coisas. No fundo o problema desta cirurgia é que embora tenha apenas 24h de internamento, o pós operatório é complicado quando se tem uma criança pequena. Uma criança que pede colo e a mãe não pode dar porque não pode fazer força nos braços e rebentar os pontos. E aqui é que começa a complicação. Se tivesse uma doença grave, obviamente teria que ser operada. Se tivesse um acidente, que resultasse numa cirurgia também teria que a fazer. A complicação e a logística seria muito pior, do que no caso de uma braquioplastia. Mas como se trata de uma cirurgia estética, parece que a mãe está a colocar os seus interesses em primeiro lugar, estando impossibilitada de dar colo ao filho durante umas semanas. Continua a fazer comida para a criança, continua a lavar a sua roupa, a brincar com ele, a dar as refeições, a mudar fraldas. Só não pode pegar ao colo. Péssima mãe que coloca as suas vaidades em primeiro lugar. É por estas e por outras que continuamos a ter uma taxa de violência doméstica altíssima, para com as mulheres, e se fazem programas de entretenimento onde as mulheres são avaliadas como objectos.


E quando se é mãe? Deixamos de ter nome. Somos apenas a mãe de...

2 comentários:

milena disse...

Nunca comentei aqui, embora seja um dos blogs que visito religiosamente todos os dias.
Porque me identifico com a sua forma de ver a realidade, com a sua análise acutilante, a sua forma de pensar "fora da caixa", com o seu espírito de humor...
Particularmente hoje.
Disse tudo.
Gostava de ver a mulher portuguesa mais emancipada e mais madura no que toca à forma de pensar, em vez de se limitar a aderir a iniciativas folclóricas que por aí pululam...
Não se importe com a forma tacanha de pensar dos outros (já vi que não, aliás), avance e tome as decisões que em consciência acha que deve tomar. E que a fazem feliz.
Há sempre quem critique (a velha história do velho, do rapaz e do burro).
E parabéns pela sua "ousadia"!

aovirardaesquina disse...

Fico contente por ter uma seguidora como tu. Vamos ver se o pós-cirurgia, permite tempo para mais conteúdo aqui no blog!

Beijinhos e obrigada