quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Suplementos e vitamina C

Nas aulas de enfermagem e primeiros socorros do curso que estou a fazer surgem questões que muitas vezes não estão relacionadas com a matéria, mas como lidamos com profissionais na área da saúde os colegas pensam que elas sabem ou podem responder. Muitas vezes não é bem assim e questiono-me até se será por desconhecimento dos próprios formadores. Então lembrei-me de aqui falar de uma questão que ficou sem resposta na formação e que eu tive a gentileza de explicar ás colegas no intervalo. Tal como existe carência de vitamina C no organismo, pode também existir excesso? a resposta é não. A vitamina C é excretável pelo próprio organismo caso se encontre numa dose maior do que o necessário. Por exemplo, neste momento tomo este suplemento, além do multivitaminico diário.

Além disso como pelo menos um citrino todos os dias. Assim obtenho a vitamina C proveniente da fruta, do multivitaminico e do suplemento. Como é que eu sei que não excedi os limites? Cientificamente não posso medir sem análises, mas sei que se estiver em excesso não só o organismo pára de "pedir" a ingestão de citrinos, bem como os consegue eliminar sozinho em caso de excesso. Quer isto dizer que podem comer todos os citrinos que vos apetece? Sim e não. Se não existir nenhuma condição de saúde que vos impeça disso (como acidez de estômago ou outros problemas gástricos) façam o que o vosso corpo vos pedir.

Sem comentários: