quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Feira medieval de Santa Maria da Feira

Ou de uma cajadada matei dois coelhos (pobres bichos).

 

Santa Maria da Feira estava na minha lista de Vilas e Cidades a visitar há algum tempo, mas nunca ficava a jeito e não é propriamente perto, para ir lá dar um pulinho.


Juntar a feira medieval, que é um ambiente que eu adoro a uma cidade a conhecer é a combinação ideal. Ou chegar ao céu de elevador lol


Não sai um passeio barato - entre combustível e portagens são 80 euros, mais as entradas na feira que custam 3 euros, mais 3 euros para visitar o castelo e jantar, mesmo que não se faça compras nem se ande a petiscar por aqui e por ali, podemos contar com 120 euros para esta volta.


Mas é só a maior feira medieval do País!


Provavelmente não volto lá de propósito, pela distância e pelo custo, mas valeu muito a pena conhecer e gostei de toda a cidade se "vestir" a rigor nesta ocasião.


Quase todas as janelas das casas e montras têm estandartes da feira, por isso o ambiente medieval começa bem antes de se chegar ao recinto.


Têm centenas de figurantes, o que torna ainda mais real a história contada em cada ano.


O Castelo é bonito e está bem conservado, sendo ainda mais engraçado visitar nesta altura em que fazem as recriações históricas.


O mal da feira é a quantidade de gente que ali se reúne ao fim de semana.


Ninguém diria por estas fotos, mas andar nas ruas, no meio das barraquinhas é mesmo complicado, principalmente quando se aproxima a hora de jantar.


Como já tenho alguma experiência em feiras medievais, nós fomos jantar cedo. Assim não esperamos muito na fila de um dos restaurantes que estava transformado para a feira medieval e comemos um arroz de feijão com rojões e pataniscas que estava maravilhoso.


Assim já tivemos mais alento para fazer a viagem de regresso, com umas quantas horas de auto estrada já noite dentro, mas valeu bem a pena.


Sem comentários: