quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Novas leituras

A república nunca existiu é a minha nova leitura, por cortesia do meu chefe nocturno. Parece que o turno da madrugada é simpatizante dos monárquicos, ou talvez seja apenas uma forma de mostrar diferentes cenários, caso a monarquia tivesse continuado no nosso país. Não me parece que tenha trazido o livro como forma de me dissuadir dos meus ideais, mas de mostrar diferentes alternativas à nossa realidade.


E é uma boa maneira de nos colocar a pensar no assunto, em vez do argumento que já ouvi, de que a maior fragilidade do sistema monárquico é a falta de igualdade, porque não é qualquer um que pode ser rei. Se alguém considerasse este um argumento válido, teria necessariamente que extrapolar para a igreja católica. É que tirando o episódio da papisa Joana, as mulheres não podem ser papas, e não é por isso que deixam de ser católicas...

Sem comentários: